Há muitas explicações sobre a doença celíaca na internet (e sobre intolerância ao glúten ou trigo) mas neste post quero destacar de maneira simples a doença celíaca no ponto de vista de uma uma celíaca e filha de celíaca e o que considero o mínimo de conhecimento de um celíaco.

Doença celíaca é uma doença autoimune. Doença autoimune é uma condição em que o sistema de defesa contra doenças do nosso corpo (conhecido como sistema imune) sai do controle e começa a atacar células e tecidos saudáveis descontroladamente.

Mas por que isto acontece? Não se sabe ao certo o que acontece na maioria das doenças do sistema imune (existem mais de 100 doenças!), mas sabemos que diversos fatores como bactérias, vírus, toxinas, hormônios, stress, medicamentos podem ativar nossa imunidade. Interessantemente, no caso da doença celíaca, sabemos que o glúten é o culpado por ativar o nosso sistema imune.

gluten-bad

Tão consumido em nossa sociedade, o que há de errado com o glúten?! O glúten possui em sua estrutura uma fração proteica chamada gliadina que é considerada como um invasor pelo sistema imune de um celíaco levando a produção de anticorpos que causam inflamação, especialmente nas vilosidades do intestino delgado aumentando risco de câncer intestinal, reduzindo a absorção de nutrientes, sem falar nas outras inúmeras doenças relacionadas as consequências da doença celíaca que caso você queira saber mais deixe-me saber nos comentários que eu faço um post sobre isto!

O maior problema desta doença é a dificuldade de diagnóstico, isto é, confirmar se a pessoa é celíaca ou não. O único exame para ter certeza se você é celíaco é pela biópsia duodenal que consiste na extração de vários pedacinhos de pele do duodeno em diferentes lugares e analisados por um especialista na doença. Não esqueça de confirmar se o laboratório que a sua amostra foi enviada tem experiência com doença celíaca! Existem exames de sangue também que determinam anticorpos específicos presentes no sangue mas podem dar falso negativo.

Como tratar a doença celíaca? Não consumir glúten a vida toda. Alimentos que contém glúten naturalmente: trigo, centeio, cevada, malte. A aveia é uma longa história, para um só post… por enquanto, considere ela como “contém glúten”.

Mas porque muitas pessoas ainda passam mal, reclamam de sintomas mesmo cuidando de sua alimentação? Bem, a pessoa pode ter sido tardiamente diagnosticada e portanto fica difícil controlar o sistema imune ou, o mais provável, continua se contaminando!

Para mim o ideal infelizmente é considerar que tudo está contaminado com glúten! SIM. Tudo que não tiver laudo técnico especificando a quantidade de glúten no alimento (especificamente pelo método ELISA de detecção) não há como acreditar que esteja livre de glúten. Mas temos que comer algo… portanto tento focar nos alimentos não processados ou que possuem selos que comprovem que façam o teste de detecção de glúten.

Meu pensamento: empresas usam trigo/glúten para tudo pois é barato e de fácil manuseio. Uma empresa não faz somente um produto, normalmente possuem maquinários que, em diferentes horários do dia, são usados para a separação/produção de diferentes produtos. Quem garante que na mesma máquina que fracionaram a farinha de trigo não fracionaram a farinha de milho?? Quem garante que a máquina que separou a linhaça não separou gérmen de trigo também?? É praticamente impossível saber, ainda bem que o conhecimento da contaminação cruzada está aumentando.

As empresas farmacêuticas, que possuem um método extremamente rigoroso de lavagem de maquinários sabem que há chance de vestígio do medicamento produzido anteriormente no próximo medicamento a ser produzido, agora imaginem a indústria alimentícia que o rigor de limpeza não é tão alto assim (até certa porcentagem de pelo de roedor é permitida em alimentos).

Ainda bem que o conhecimento da doença celíaca está aumentando! Espero que o custo da quantificação de gliadina em alimentos reduza e assim poderemos testar todos os alimentos que gostamos e assim comer com mais tranquilidade!

Você acredita em contaminação cruzada? O que você acha que seria bom para melhorar a nossa qualidade de vida como celíacos?

Advertisements